sexta-feira, 20 de junho de 2008

Chuck Close

Chuck Close é um fotógrafo e pintor norte-americano nascido em Washington em 1940. Close utiliza como técnica sobretudo o Foto-realismo, técnica em que a pintura é similar a uma fotografia, e que se enquadra no movimento artístico denominado de Hiper-realismo. Desde 1968 Chuck Close tem pintado diversos retratos de grande tamanho baseados em fotografias previamente tiradas por si. O seu primeiro quadro com aplicação desta técnica, “Big Self Portrait”, um auto-retrato pintado a preto e branco, foi exibido na New York Gallery of Modern Art em 1973. Seguiram-se pinturas do rosto de amigos como Richard Serra ou Philip Glass. Desde então pinta frequentemente os mesmos retratos utilizando diferentes técnicas.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Chico Buarque - O que será

Parabéns! Sempre grande...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

segunda-feira, 16 de junho de 2008

The White Stripes

Por ser a mais óbvia não deixa de ser uma grande música...

Pele


No dia em que nos deitamos pela primeira vez, fizemo-lo na cama da amiga com quem ela partilhava a casa.
(O quarto era o rosto da amiga; uma amalgama de perfume caro incenso e haxixe. A amiga era daquelas raparigas, hoje tão vulgares, que se situam entre a “betice” retrógrada, o “freak” idiota e a ausência de qualquer cariz religioso.)
O sexo não foi nada de especial. Apenas uma sucessão de movimentos limitados e mecanizados e gemidos de tal forma sincopados que soavam a falso. O sexo com ela, no início, era tão incipiente que me forçou a procurar uma ex-namorada, para me assegurar que ainda era capaz de sentir e dar prazer. Mas aquilo que mais recordo dessa primeira vez, e aquilo que mais me marcou, foi a textura da sua pele. Era tão deliciosamente suave, que ainda hoje guardo essa memória táctil.

sábado, 14 de junho de 2008

Parabéns

Jörg Immendorff nascido a 14 de Junho de 1945, Bleckede, tendo falecido em 28 de Maio de 2007 em Düsseldorf, foi um dos maiores pintores contemporâneos alemães, além de escultor, cenógrafo e professor de arte.
As suas pinturas são de alguma forma remanescentes do surrealismo, e quase sempre com um forte simbolismo para transmitir suas ideias políticas. Foi membro do movimento de arte alemão chamado Neue Wilde (Novos Selvagens). A sua série mais famosa “Cafe Deutschland”, composta de dezasseis grandes pinturas iniciou-se em 1977. Nela, Immendorff utiliza frequentadores de discoteca para simbolizar o conflito entre as Alemanhas Oriental e Ocidental.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ideias


domingo, 8 de junho de 2008

Acordar

A Beatriz disse: “se me queres luta por mim. Luta por aquilo que queres, ou um dia vais acordar e ver que estás fodido” Ela sempre foi assim; intolerante com aqueles que não procuram o sucesso e pouco comedida com as palavras.
Mas naquele dia o Sporting sagrou-se campeão de futebol, o que já não acontecia há muitos anos, e nós acabamos por percorrer as ruas de Coimbra a comemorar esse feito em honra do seu filho.
E eu por vezes ainda acordo com medo de estar fodido…

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Metallica - One

Amanhã...

Kings of Leon - On Call

The Dark Knight Returns

“The Dark Knight Returns”, promovido em Portugal como O Retorno do Cavaleiro das Trevas, é uma publicação da editora norte-americana DC Comics publicada em 1985 e 1986, tendo como protagonista o personagem conhecido como Batman (cuja alcunha — "o Cavaleiro das Trevas" — dá título à obra). A publicação foi escrita e desenhada por Frank Miller.
A História desenrola-se num futuro alternativo, onde os Super-heróis ou trabalham para o governo dos Estados Unidos ou estão proibidos de desenvolver actividades. Batman está retirado há 10 anos e retorna à actividade, para combater uma “gang” de adolescentes chamada de “mutantes”. O seu retorno lança questões sobre a legitimidade dos super-heróis e força o governo dos Estados Unidos a enviar Super-homem para suspender a sua actividade por qualquer meio necessário.
Esta B. D. introduz um Batman psicologicamente “negro”, cheio de fantasmas e obsessivo.
Quando de sua publicação, The Dark Knight Returns chamou a atenção de toda a indústria de Banda Desenhada e ajudou a introduzir uma era de Banda Desenhada criada para adultos no mundo fantasioso dos super-heróis, chamando a atenção dos órgãos de comunicação social para um género que até então era considerado entretenimento infantil.
Considera-se que esta história, assim com Watchmen, de Alan Moore (publicada no mesmo ano) e Maus, de Art Spiegelman (1988), teria ajudado a elevar o meio da banda desenhada a um nível mais maduro de literatura.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Interpol - Evil Music Video

Não posso se não gostar...

domingo, 1 de junho de 2008

Sgt. Pepper's

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é o oitavo álbum lançado pelos Beatles. É frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock e da música. Gravado em 129 dias em aproximadamente 700 horas, foi lançado em 1 de Junho de 1967 na Inglaterra, sendo o primeiro álbum conceptual da história. Influenciado pelo psicadelismo emergente, pelas vanguardas e por géneros musicais exteriores ao pop/rock como RaviShankar ou Stockhausen os Beatles estabeleceram um novo patamar na música pop/rock. Parabéns e obrigado!

Watchmen

Escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons Watchmen é uma banda desenhada publicada pela DC Comics. Originalmente fui publicada como uma série limitada mensal entre 1986 e 1987, sendo posteriormente publicada num único livro, que popularizou aquilo que os americanos intitulam por "graphic novel".
Watchmen foi vencedora de um Hugo Award e a Time Magazine considerou que estava entre as 100 melhores publicações de língua inglesa entre 1923 e 2005.
A história de Watchmen desenrola-se em 1985, numa realidade alternativa, num mundo perto de um conflito nuclear, e acompanha as aventuras de um grupo de super heróis e os eventos que rodeiam a morte de um deles.
A questão que envolve esta obra de arte é:
"Who watches the watchmen?"