quarta-feira, 4 de junho de 2008

The Dark Knight Returns

“The Dark Knight Returns”, promovido em Portugal como O Retorno do Cavaleiro das Trevas, é uma publicação da editora norte-americana DC Comics publicada em 1985 e 1986, tendo como protagonista o personagem conhecido como Batman (cuja alcunha — "o Cavaleiro das Trevas" — dá título à obra). A publicação foi escrita e desenhada por Frank Miller.
A História desenrola-se num futuro alternativo, onde os Super-heróis ou trabalham para o governo dos Estados Unidos ou estão proibidos de desenvolver actividades. Batman está retirado há 10 anos e retorna à actividade, para combater uma “gang” de adolescentes chamada de “mutantes”. O seu retorno lança questões sobre a legitimidade dos super-heróis e força o governo dos Estados Unidos a enviar Super-homem para suspender a sua actividade por qualquer meio necessário.
Esta B. D. introduz um Batman psicologicamente “negro”, cheio de fantasmas e obsessivo.
Quando de sua publicação, The Dark Knight Returns chamou a atenção de toda a indústria de Banda Desenhada e ajudou a introduzir uma era de Banda Desenhada criada para adultos no mundo fantasioso dos super-heróis, chamando a atenção dos órgãos de comunicação social para um género que até então era considerado entretenimento infantil.
Considera-se que esta história, assim com Watchmen, de Alan Moore (publicada no mesmo ano) e Maus, de Art Spiegelman (1988), teria ajudado a elevar o meio da banda desenhada a um nível mais maduro de literatura.

1 comentário:

éme. disse...

"Um Batman psicologicamente negro" é ainda mais "pessoa" que o "normal", não?
Tu vê lá se me poupas... qualquer dia não faço outra coisa senão andar enredada em BD...
;)